FRAUDE

Quando Marcelo Lima me convidou pra participar da exposição "Fraudes Visuais" eu pensei, "2 + 2 = 5", e topei na hora! Segue abaixo o release da expo. Cabe lembrar que a temática gira em torno do logo da revista A Fraude.



Exposição “Fraudes Visuais”

Acontece nas manhãs de 11 a 15 de agosto a Exposição Fraudes Visuais, no pátio externo da Faculdade de Comunicação da UFBa.

A Revista Fraude possui tradição em plágios e cópias nos seus cinco números já lançados. Em auto-celebração, a equipe da revista decidiu oferecer a cabeça da Macaquicha, mascote da publicação, à prêmio. Para isso, artistas gráfico-visuais foram convidados para elaborarem plágios artísticos com o tema "fraude" e com a presença do rosto da Macaquicha nas obras, de forma discreta ou não. É necessário lembrar que a premiação era apenas um engodo para que os artistas trabalhassem melhor.

A Revista Fraude é anual e traz matérias sobre cultura e arte. O periódico é produzido pelo PETCOM – Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação da UFBa. O PETCOM é formado por doze bolsistas participantes do Programa de Educação Tutorial do MEC, voltado para o desenvolvimento da tripartite acadêmica Ensino, Pesquisa e Extensão em seus participantes e na Universidade onde cursam.

A exposição integra atividades da Semana dos Calouros da FaCom – UFBa.

O que? Exposição Fraudes Visuais
Onde? Pátio externo da Faculdade de Comunicação – UFBA – Campus de Ondina
Quando? De 11 a 15 de agosto.
Horário? Das 8h às 12h.
Quanto? Entrada franca.
Informações? petcom@ufba.br
Realização: PETCOM
Quem são os artistas envolvidos?
Serão oito artistas envolvidos, seguem:

Tulio Carapiá
Designer Gráfico graduado pela Escola de Belas Artes da UFBa, atualmente tem se dedicado ao projeto gráfico e arte para livros, livros infantis e revistas. Nas artes plásticas desenvolve pesquisa na arte da cópia, o que direcionou sua produção para a vasta área da gravura, indo das técnicas mais convencionais a infogravura.

Naara Nascimento
Naara Santos de Almeida Nascimento, estudante graduanda do curso de Desenho e Plástica (licenciatura) da Escola de Belas Artes- UFBA. Está em seu oitavo e último semestre. Trabalha com pintura, desenho e ilustração.

Fabiano Gummo
Fabiano Gummo é desenhista gaúcho fundador da Fuzzie Cannibal Comics, um selo independente de quadrinhos que há alguns anos vem botando na roda uma vasta produção de fanzines, minicomics e minigraphicnovels.

Toni D'Agostinho
Toni D'Agostinho é caricaturista, escritor, dramaturgo e diretor teatral, além de graduando de Sociologia e Política na Fesp-SP. Ilustra para diversas editoras e realiza apresentações ao vivo por todo o Brasil. Atualmente está finalizando seu primeiro livro de caricaturas: 50 razões para rir em nanquim. Exposição virtual:

Wilton Bernardo
Wilton Bernardo é Artista plástico, publicitario e cartunista. Desde que concluiu os estudos na Escola de Belas Artes da UFBA, tem se dedicado às criações publicitárias, ao Design e a sua Ação cultural Oficina HQ.

Eder Maximiano
Profissional paulista formado em Desenho Indutrial - habilitação em Projeto de Produto. Trabalha com ilustrações para revistas, quadrinhos, arte conceitual de personagens para games, projeto de produtos, modelagem e animação em 3D.

Laiz Fraga
Laiz Fraga, 20 anos, estudante do curso de filosofia (UFBA). Autora e ilustradora do fanzine de poesias Íntimo (e leve) sobressalto.

Andrea May
É artista visual que utiliza de multilinguagens, dentre os quais os meios digitais, para expressar suas ideais e imaginário. É conhecida pelos seus famosos toyarts.