[arquivo] - CONTINUUM - Conceito de (pós) verdade discutido

Temos acompanhado no ambiente virtual das redes sociais um aumento exponencial da utilização engenhosa de retóricas políticas abusivas que desgastam o nosso já frágil tecido democrático. 


De fato, as redes sociais estão maquinando nossas barras de rolagem. As fazendas de “bots”, os perfis-simulacros e os complexos avatares de criação e replicação de conteúdo são hoje uma força de orquestração política.

Associado a esse acúmulo discursivo em cascata, que envenenam as plataformas digitais com suas manobras obscuras de manipulação, assistimos uma atualização do termo “pós-verdade”. E, como se tornou de praxe no ciberespaço, diferentes superconjuntos de opiniões e desinformação, invadem a internet. Se pensarmos nesse inchaço da infosfera parece justo samplear esse tsunami verborrágico para fabricar provocações.

Assim, na exposição CONTINUUM, o artista Fabiano Gummo aposta na decodificação de imagens/textos ordinários do ambiente virtual para remixar em novos objetos. 

Ele parte da desinformação, do negacionismo, das teorias da conspiração e das fakenews, em direção às compilações, na intenção de criar gradientes entre o legível e o ilegível do mundo e da vida em rede.

CONTINUUM

Exposição de Fabiano Gummo
Curadoria de Manoela Furtado

Abertura: Sexta, 17 de dezembro de 2021, 19h
Encerramento: Domingo, 27 de fevereiro de 2022
Casa das Artes Vila Mimosa
Avenida Guilherme Schell, 6270
Centro – Canoas

Período de visitação: de 20 de dezembro de 2021 a 27 de fevereiro de 2022
Horário: de segunda a sexta das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30


Postagens mais visitadas